Boate será transformada em igreja em SC: “Onde abundou o pecado, superabundou a graça”
- 06/01/2025
Uma antiga boate que pegou fogo em Joinville, Santa Catarina, está sendo reformada e se tornará uma igreja. O novo proprietário afirmou que o local irá “atender pessoas em vulnerabilidade que precisem de apoio espiritual ou assistência”.
O terreno da “Café Show”, localizado na avenida Procópio Gomes, no bairro Bucarein, foi comprado cinco anos após a casa noturna ter fechado, no início da pandemia.
Segundo o NSC, o imóvel estava sendo vendido por cerca de R$ 6,5 milhões e foi adquirido recentemente por Francisco de Assis Schmitz — proprietário do Hotel Fazenda Dona Francisca e dono do Chico Mineiro Restaurante. Contudo, o valor final da negociação não foi informado.
Após comprar o terreno, o novo dono que é cristão iniciou uma construção no local, onde deixou uma placa com a mensagem: “Onde abundou o pecado, superabundou a graça”.
A frase que se refere à passagem bíblica em Romanos 5:20, deixou pistas de que o terreno irá se tornar uma igreja.
Conforme o proprietário, o objetivo é “construir um instituto relacionado à igreja evangélica e atender pessoas em vulnerabilidade que precisem de apoio espiritual ou assistência”.
No entanto, a ideia ainda é um projeto e precisa de viabilidade. E apesar das expectativas, o dono não comentou previsão para construção da nova estrutura.
Ao Guiame, a funcionária de Francisco, Vanessa Carolina Fodi confirmou as informações e declarou: “Será um local para evangelizar, tratar, curar e libertar dependentes, prostitutas, mães solteiras e pessoas carentes”.
Incêndio
Em maio de 2023, a boate foi atingida por um incêndio. Desde então, o local não foi mais frequentado.
O edifício de três andares não tinha seguro na época do incidente. Tempo depois foi demolida e o terreno entrou para a venda.
As chamas começaram no dia 29 de maio de 2023. Moradores da região acionaram os bombeiros. De acordo com socorristas que atuaram na ocorrência, o incêndio começou por volta das 5h e se alastrou rapidamente.
Às 8h, o fogo e a fumaça ainda podiam ser vistos de longe e muitos temiam que as chamas se alastrassem para outras edificações próximas, como uma casa de repouso para idosos e uma unidade escolar perto da Café Show.
Na época, a antiga proprietária do prédio, Adriana Santa Rosa, contou à reportagem do Bom Dia SC que soube do incêndio pela televisão e foi ao local checar.
Na entrevista, ela contou que a boate estava fechada desde a pandemia, mas a estrutura permanecia montada. Felizmente, não havia ninguém no local e, portanto, não houve feridos.