Câmara de BH aprova uso da Bíblia como material complementar em escolas

  • 09/04/2025
Câmara de BH aprova uso da Bíblia como material complementar em escolas
Câmara de BH aprova uso da Bíblia como material complementar em escolas (Foto: Reprodução)

A Câmara Municipal de Belo Horizonte aprovou o Projeto de Lei 825/2024, que permite o uso da Bíblia como material paradidático em escolas públicas e particulares da cidade.

O projeto, de autoria da vereadora Flávia Borja (DC), propõe que histórias bíblicas sejam utilizadas para complementar o ensino de história, literatura, artes, filosofia e religião.

Para a autora do projeto, a proposta permite aos professores ensinar histórias de civilizações antigas, como Israel e Babilônia, que não se encontram em outras fontes, além de trabalhar com diferentes gêneros literários, como crônica, poesia e parábola.

“Não estamos trazendo como material religioso. Poderia ser, mas não é esse o objetivo. O objetivo é o enriquecimento do conteúdo dentro das escolas”, afirmou.

O texto estabelece que a participação em aulas com conteúdo bíblico será opcional, assegurando a liberdade religiosa.

 A proposta, aprovada em 2º turno nesta terça-feira (8/4), recebeu 28 votos a favor, enquanto 8 vereadores votaram contra e 2 se abstiveram.

O projeto de lei agora segue para redação final e, posteriormente, para sanção ou veto do Executivo.

Debates

A sessão do Plenário foi marcada por debates acalorados. Enquanto alguns parlamentares destacaram a relevância histórica do texto milenar, outros argumentaram que a proposta comprometeria a laicidade do Estado.

 O vereador Helton Junior (PSD), ao mencionar sua criação em uma família evangélica, expressou preocupação de que projetos similares, voltados a outras religiões, possam não receber o mesmo respaldo na Casa. Ele ainda sugeriu que os parlamentares que apoiaram a matéria também demonstrem apoio a iniciativas de outras crenças.

"Queria propor esse desafio para a bancada mais conservadora. É importante que a gente tenha essa perspectiva para todas as religiões possíveis. Porque, do mesmo jeito que a gente pode ler a Bíblia, a gente pode ler a Torá, o Corão, o Livro de Mórmon, está tudo bem. Se a gente tiver boa vontade com as outras religiões, podemos votar junto com a leitura facultativa da Bíblia como recurso paradidático", justificou.

Uma emenda proposta pelo vereador Pedro Patrus (PT), que estabelecia que "as atividades pedagógicas não poderão ter conotação religiosa, garantindo os interesses e direitos das crianças e adolescentes", foi rejeitada por 25 votos.

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/noticias/camara-de-bh-aprova-uso-da-biblia-como-material-complementar-em-escolas.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes